“Legado é o que fica, o que marca. E os servidores aposentados aqui, hoje, fizeram sua história.
O Previvag é feito dessas histórias.
A aposentadoria é o momento mais frágil da vida funcional e foi pensando nisso que decidi aderir ao Pró-Gestão, por mais transparência e robustez. Esse recurso é do servidor, e ele tem o direito de dormir tranquilo sabendo que sua aposentadoria está garantida com mais solidez e segurança”.
Com essas palavras, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), abriu o evento histórico que marcou os 158 anos do Município, realizado nesta terça-feira (27): a adesão formal ao programa Pró-Gestão RPPS, do Ministério da Previdência Social, e a entrega da escritura pública de uma área de quase nove mil metros quadrados (m²) ao Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais (Previvag).
Ao lado da prefeita, a presidente do Previvag, Sumaia de Almeida, destacou que a adesão ao programa é voluntária, mas representa um passo estratégico na profissionalização da gestão previdenciária.
“O Pró-Gestão certifica boas práticas de governança, controle interno e transparência. Com essa certificação, poderemos estender os empréstimos com juros mais baixos, hoje acessíveis apenas a aposentados e pensionistas, também aos servidores ativos da Prefeitura. A prefeita foi sensível a essa pauta e demonstrou compromisso com a valorização do funcionalismo”, afirmou.
A presidente também celebrou a entrega da escritura pública de um terreno prometido, desde 1996, agora oficialmente transferido ao Previvag como forma de quitação de parte da dívida previdenciária do Município.
“Esse título fortalece o patrimônio do Instituto e contribui para o equilíbrio financeiro do fundo. É um avanço real. Vamos discutir com os servidores aposentados a melhor destinação da área, seja para sede própria ou para geração de receita”.
Representando o Legislativo, o vereador Samir Katumata, parabenizou a gestão de Flávia Moretti pela valorização do servidor, seja ele da ativa ou aposentado. “A Câmara Municipal está à disposição para apoiar iniciativas como essa, que garantem mais dignidade e segurança ao funcionalismo público”.
A presidente do Conselho Previdenciário, Gonçalina Oliveira, que representa os cerca de 1,5 mil aposentados do Município, também comemorou a conquista:
“São avanços que a categoria espera há anos. A entrega do título do imóvel é uma vitória dos segurados. Hoje o Instituto tem um patrimônio formalizado, e isso precisa ser celebrado. Estar no Conselho e participar dessa luta é uma honra para mim e para todos os aposentados”.
Já a professora aposentada, Maristela Santana da Silva, servidora da rede municipal, expressou o sentimento coletivo dos beneficiários do Previvag:
“É uma conquista muito grande. Podemos dizer que esse Instituto é nosso, dos servidores. Hoje temos um patrimônio oficializado, e isso nos dá orgulho e segurança. Estamos felizes, porque essa causa é, de fato, uma causa ganha”.
“Com a adesão ao Pró-Gestão RPPS e a regularização patrimonial concretizada, a Prefeitura de Várzea Grande e o Previvag consolidam mais uma etapa no caminho da responsabilidade fiscal, valorização dos servidores e transparência na gestão dos recursos previdenciários”, finalizou a prefeita Flávia Moretti.