Início CULTURA Relação da cultura com preservação ambiental e emergência climática é tema de...

Relação da cultura com preservação ambiental e emergência climática é tema de oficina sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável



O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, realizará nesta quinta-feira (23) a 4ª Oficina do Projeto Cultura e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em parceria com a Comissão Nacional dos ODS, coordenada pela Secretaria Geral da Presidência da República. Nesta edição, o tema será cultura, preservação ambiental e emergência climática e serão abordados os seis ODS da dimensão ambiental de números 6, 7, 12, 13, 14 e 15.
“A nossa proposta é pensar na relação da cultura com as questões presentes na dimensão ambiental da Agenda 2030, que nos convida, por exemplo, a adotarmos medidas contra a mudança do clima. Mas devemos lembrar que todos os ODS são interligados e que é preciso integrar capacidades para construção de políticas públicas alinhadas aos objetivos”, explicou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
Além do Sistema MinC e da Comissão dos ODS, a oficina terá a participação do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério das Relações Exteriores, do SESC, de Pontos e Pontões de Cultura e de outros representantes da sociedade civil, compartilhando suas experiências com a realização de inciativas que envolvem cultura e natureza. Entre os tópicos que serão abordados estão: a contribuição das práticas e tecnologias culturais de povos e comunidades tradicionais para a preservação ambiental, o impacto das mudanças climáticas nas atividades culturais nos territórios e a potência da cultura no letramento e conscientização da sociedade em relação a sustentabilidade.
Sobre o projeto
O Projeto Cultura e ODS buscar reunir contribuições do setor cultural para alcançar a agenda proposta pelas Nações Unidas, além de reunir subsídios para avançar na construção e adoção futura de um objetivo específico para a cultura. Desde abril, já ocorreram três oficinas. A primeira abordou a preservação do patrimônio cultural e como tornar as cidades mais inclusivas, criativas e sustentáveis. Na segunda edição, realizada em junho, o foco foi a conexão entre cultura, saúde e bem-estar. Em agosto, a terceira atividade focou no ODS 18, adotado voluntariamente pelo Brasil para promover Igualdade Étnico-Racial.
Serviço
Oficina cultura, preservação ambiental e emergência climática. Data: 23 de outubro Horário: 14 às 18 horasLocal: Sala ONU da sede do Banco do Brasil, situada na Asa Norte – SAUN Q5, Lote BAcompanhe online: http://bit.ly/48FvTrM



FONTE