As redes culturais de Roraima, Ceará, Distrito Federal e Rio Grande do Sul movimentam o mês de novembro com encontros preparatórios para a construção coletiva da próxima Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que será realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) em março de 2026, no município de Aracruz (ES). As etapas preparatórias também reforçam o caráter comunitário da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), reunindo pontos e pontões de cultura, grupos tradicionais e populares, mestras e mestres, artistas, jovens, lideranças comunitárias e representações da gestão pública em processos que combinam celebração, escuta e pactuação de diretrizes.
Cada Teia reafirma o papel da cultura como prática viva dos territórios e integra um percurso de preparação para a Teia Nacional, que nesta edição abordará o tema Pontos de Cultura pela Justiça Climática. Esses encontros trazem debates sobre ancestralidade, diversidade cultural, sustentabilidade, fortalecimento das redes locais, atuação comunitária e desafios contemporâneos, sempre a partir das experiências e realidades de cada território.
“Estamos trilhando um caminho muito potente até março de 2026, com a ativação deste debate nos territórios sobre cultura e natureza, valorização dos grupos culturais de base comunitária e gestão compartilhada e participativa da Cultura Viva, a política cultural mais democrática do Brasil. Estamos tecendo o maior encontro de pontos e pontões de cultura nesses 21 anos de história da Cultura Viva”, destacou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg.
Em todos os estados e no DF, a programação inclui a realização de seus Fóruns Estaduais e Distrital, etapa em que são escolhidas as delegações que representarão cada território na Teia Nacional. Em alguns casos, como o de Roraima, também ocorre a eleição da representação estadual para a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), instância permanente da política.
A seguir, um panorama das Teias Estaduais de novembro:
Roraima
A Teia Roraima ocorre em 19 e 20 de novembro, em Boa Vista, com cortejos, rodas de prosa, apresentações indígenas, grupos de trabalho e plenária voltada ao contexto amazônico. A programação integra manifestações locais, encontros formativos e uma mostra artística que celebra a diversidade dos Pontos de Cultura do estado. Saiba mais.
Ceará
De 20 a 23 de novembro, o Cariri recebe a 2ª Teia Estadual Cultura Viva do Ceará, que discute Justiça Climática em Territórios Ancestrais em uma programação distribuída por Pontos de Cultura da região. A etapa reúne cortejos, feiras solidárias, rodas de memória, rituais, atividades formativas e os Círculos de Palavra, além do 7º Fórum Cearense Cultura Viva, que articula gestão pública e territórios. Saiba mais.
Distrito Federal
A 3ª Teia/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura do DF acontece nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro Cultural Renato Russo. O evento reúne atividades de mobilização, formação e troca entre agentes culturais das diferentes regiões administrativas. Além das mesas de debate e da apresentação dos resultados de Rodas de Conversa que passaram por 6 Macrorregiões do Território, a programação contempla momentos de partilha sobre desafios territoriais, memória cultural e estratégias de fortalecimento da rede. O encontro também inclui espaços de convivência entre Pontos e Pontões, apresentações artísticas e diálogos sobre a atuação comunitária diante das urgências climáticas e sociais que atravessam o DF. Saiba mais.
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul realiza, nos dias 29 e 30 de novembro, em Rio Grande, o 12º Fórum Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura, organizado pelo Instituto Cultural Filhos de Aruanda. Com o tema Justiça Climática – Cultura, Comunidade e Clima, o encontro reúne representantes de todas as regiões funcionais do estado no Centro de Convívio dos Jovens do Mar – CCMAR/FURG. A programação conta com mesas temáticas, rodas de conversa, intervenções culturais e Grupos de Trabalho sobre Mestres e Mestras, Pontões, mudanças da Aldir Blanc e sustentabilidade dos Pontos. Também serão construídas propostas para o Plano Nacional Cultura Viva da próxima década. A etapa elegerá 30 delegados(as) para o V Fórum Nacional de Cultura Viva e para a 6ª Teia Nacional, além de escolher a nova Comissão Representativa/ Comitê Estadual Cultura Viva, fortalecendo a governança da Rede. Saiba mais.




