Um segurança do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), em Várzea Grande, entrou em surto na manhã desta sexta-feira (21) e efetuou disparos dentro de uma sala. O Bope (Batalhão de Operações Especiais) foi acionado e está no local negociando com o homem.
Segundo o tenente coronel Nogueira, comandante do 4º batalhão da Polícia Militar, a ocorrência teve início por volta das 8h15, quando recebeu informações via Ciosp (Centro Integrado de Segurança Pública).
As informações relatavam que havia um segurança armado no interior do órgão, em surto, e que ele havia disparado dois tiros no local.
Já no Detran, os agentes realizaram o isolamento da área, retirando funcionários e cidadãos e deram início à aproximação da sala onde está o segurança.
“Estava um pouco tumultuada a aproximação porque devido à claridade a gente não tinha visibilidade no interior da sala. Só sabia no primeiro momento que estava com a porta aberta e que o segurança estava em surto e que ele já havia realizado dois disparos”, disse o tenente coronel.
“Inclusive o segundo disparo foi minutos antes da guarnição chegar. Havia uma possibilidade dele já ter cometido a autoexecução”, completou.
Ainda de acordo com o relato do comandante, quando conseguiram ver o que acontecia na sala, eles perceberam que havia um funcionário, bastante exaltado, tentando conversar com o segurança.
“Eu entrei na negociação, pedi para o funcionário se retirar, e em seguida eu comecei um diálogo com ele. E por volta de umas três vezes ele colocou a arma na cabeça alegando que ia se auto executar”, disse.
Após uns minutos de conversa, já mais calmo, o homem contou ao comandante que havia se separado da esposa há cinco meses e buscava ajuda, mas não conseguia.
“Em um determinado momento da negociação eu pedi para ele guardar a arma no coldre, ele guardou, E foi o momento que a equipe dos negociadores do Bope já havia chegado e a gente trabalhou uma transição desse primeiro negociador”.
O Bope, então, tomou a frente da negociação e está em diálogo com o segurança.
No local, ainda foram acionados o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros.
Atualização
No início da tarde, o vigilante patrimonial terceirizado se entregou à polícia, e foi encaminhado pela equipe do Samu para o Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande. O vigilante será afastado da sua função para tratamento de saúde, informou o Detran.
Devido ao isolamento do local para perícia, não terá expediente no período vespertino. O atendimento presencial retorna ao normal na segunda-feira (24).




