Início GERAL Vereadora diz que fiscalização é “tímida” e precisa melhorar

Vereadora diz que fiscalização é “tímida” e precisa melhorar


A vereadora Doutora Mara (Podemos) classificou como “tímida” a fiscalização, por parte do Conselho Tutelar, sobre a presença de crianças, geralmente “utilizadas” pelos pais para pedir dinheiro a motoristas, nos semáforos da Capital. 

 

As pessoas saíram das ruas, depois, quando viram que não tinha muita fiscalização, algumas famílias acabaram voltando

Ela é autora de uma lei que visa combater a exploração infantil, proibindo a presença de crianças em situação de vulnerabilidade. A medida foi aprovada pela Câmara em abril e sancionada pelo prefeito Abilio Brunini (PL) no mesmo mês.

 

“De certa forma a fiscalização já é feita pelo Conselho Tutelar, de maneira tímida, mas já está sendo feita. Nos primeiros 30 dias em que a lei foi sancionada, foi ótimo, porque as pessoas saíram das ruas, depois, quando viram que não tinha muita fiscalização, algumas famílias acabaram voltando”, disse ao MidiaNews.

 

A legislação prevê medidas para fiscalização e acolhimento das crianças e adolescentes encontrados nessas situações de risco. A Prefeitura ainda deverá regulamentar a aplicação e definir as penalidades em caso de descumprimento.

 

A parlamentar ainda pediu conscientização, por parte da população, para que não dê dinheiro para as famílias que usam crianças nos semáforos. 

 

“Já melhorou 30%, mais ou menos. A gente pede para que a população tenha consciência e não dê dinheiro para essas pessoas que usam crianças para pedir, eles se acomodam e torna-se um negócio para essas famílias”.

 

Segundo a parlamentar, a Prefeitura ainda desenvolve estudos para definir como que será feita a fiscalização, se pelo artigo 109 da Lei da Assistência Social, que fala de um núcleo específico para tratar desses assuntos, ou se haverá outra forma.

 

Vídeo:

 

 





FONTE