Início GERAL WF: restrição contra Bolsonaro é “inaceitável” e “antidemocrática”

WF: restrição contra Bolsonaro é “inaceitável” e “antidemocrática”


O senador Wellington Fagundes (PL) classificou como “inaceitável” e “antidemocrático” as restrições que o Supremo Tribunal Federal (STF) impôs ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

O presidente Lula, quando estava preso na cadeia, podia dar entrevistas. Por que o presidente Bolsonaro, que não está nem condenado, não pode?

Além de determinar o uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente, a última decisão do ministro Alexandre de Moraes o proibiu de usar as redes sociais.

 

O Supremo, inclusive, alertou que Bolsonaro poderia ser preso caso participasse de entrevistas divulgadas nas redes sociais, mesmo que gravadas por terceiros, por suposta violação da proibição de uso de plataformas digitais.

 

“São restrições que nos incomodam muito. O presidente Lula, quando estava preso na cadeia, podia dar entrevistas. Por que o presidente Bolsonaro, que não está nem condenado, não pode? Porque essa restrição tão abrupta ao presidente Bolsonaro? É inaceitável. […] Achamos antidemocrática”, afirmou em entrevista ao Veja Bem MT.

 

As medidas do STF foram baseadas em indícios de que Bolsonaro teria articulado uma tentativa de golpe de Estado e atentado contra a ordem democrática. Moraes justificou as restrições alegando risco de obstrução das investigações, possibilidade de fuga e ameaças à soberania nacional.

 

No entanto, Wellington defendeu que Bolsonaro não oferece nenhum risco, pois esteve sempre à disposição da Justiça. Ele, ainda, expressou preocupação que a restrição ao ex-presidente possa escalonar e se tornar uma censura para os próprios meios de comunicação.

  

“E olha, quando um jornalista não puder mais questionar, não puder mais criticar, não é democracia. E a gente está vendo isso no País. Deputados sendo presos, quer dizer, imagina daqui a pouco quando começar a prender os jornalistas”.

 

Veja o vídeo:

 





FONTE