Os municípios, estados e Distrito Federal estão mobilizados para tecer, junto com o Ministério da Cultura (MinC), a 6ª Teia Nacional – Pontos de Cultura pela Justiça Climática, que ocorrerá em março de 2026 em Aracruz, no Espírito Santo. A maior parte das etapas preparatórias deve se concentrar nos meses de novembro e dezembro deste ano, segundo o calendário prévio disponibilizado nesta sexta-feira (7) pelo MinC com base nas informações enviadas pelos entes federados e que estão sujeitas à confirmação das Comissões Organizadoras Locais.
Roraima, Distrito Federal, Ceará, Paraná e Alagoas vão realizar neste mês suas respectivas Teias e Fóruns dos Pontos de Cultura. Em dezembro, será a vez de Mato Grosso, Rondônia, Paraíba, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, Acre, Rio Grande do Norte, Tocantins, Amazonas, Piauí, São Paulo, Minas Gerais e Pará. Mato Grosso do Sul confirmou a realização de seu evento para janeiro de 2026.
“A construção da Teia Nacional é um processo muito potente. As redes de pontos de cultura e gestores culturais de todo o país se unem para ativar seus territórios nessa grande mobilização para celebrar a nossa diversidade cultural e fortalecer umas das políticas mais importantes desse país: a Cultura Viva. São mais de 20 anos de história e 10 mil pontos de cultura certificados, promovendo atividades artísticas, preservando nossas tradições e contribuindo para uma sociedade justa, economicamente criativa e sustentável”, explicou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
O Amapá foi o primeiro estado do país a realizar o evento preparatório da etapa nacional. Em janeiro deste ano, a Teia Amapá Re-Conecta 2025, na cidade de Mazagão (AP), possibilitou a troca de saberes e a celebração dos movimentos culturais da região, além de ampliar o diálogo da sociedade civil com os gestores culturais. Já o estado de Goiás abriu o calendário após o anúncio oficial da 6ª Teia Nacional feito pela ministra Margareth Menezes, promovendo o encontro da sua rede Cultura Viva em setembro deste ano. As teias e fóruns municipais também têm mobilizado o setor cutural pelo país.
Resolução Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora da 6ª Teia Nacional alterou, por meio da Resolução nº 2, de 20 de outubro de 2025, o prazo para as etapas preparatórias. O limite, antes fixado em 15 de dezembro de 2025, passou para 1º de março de 2026, em casos excepcionais e devidamente justificados. A Comissão reforça ainda que os documentos das Teias e Fóruns estaduais e distrital devem ser enviados em até 10 dias corridos contados da data de realização de cada evento.
As informações exigidas incluem os nomes das pessoas eleitas como delegadas (titulares e suplentes) e as ações prioritárias relativas ao tema principal e aos eixos do Fórum Nacional de Pontos de Cultura, conforme o Regimento do V Fórum Nacional de Pontos de Cultura – FNPDC 2026. Para as etapas realizadas após o dia 24 de fevereiro de 2026, o prazo de envio dos documentos será até 6 de março de 2026. Os arquivos deverão ser encaminhados para o e-mail: [email protected].




