Início GERAL Se AL tiver 30 vagas, União fará até seis deputados, diz Botelho

Se AL tiver 30 vagas, União fará até seis deputados, diz Botelho


Uma das principais lideranças do União Brasil em Mato Grosso, o deputado estadual Eduardo Botelho afirmou que o partido espera eleger seis cadeiras na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026.

 

Vamos ter bons nomes e vamos trabalhar para fazer cinco ou seis [cadeiras]. Depende do número de vagas

O deputado explicou que esse número depende de como vai ficar o número de cadeiras no Legislativo Estadual após o impasse a respeito do aumento de vagas na Câmara Federal.

 

“Acredito que vai ser um bom encaminhamento, vamos ter bons nomes e vamos trabalhar para fazer cinco ou seis [cadeiras]. Depende do número de vagas que vai ter. Se for 27 faremos cinco, se for 30 vagas podemos trabalhar até para seis deputados”, afirmou em entrevista ao Veja Bem MT.

 

Era esperado que a bancada federal de Mato Grosso recebesse mais duas vagas, segundo o projeto aprovado pelo Congresso. Isso faria com que o número de deputados estaduais crescesse para 30 a partir de 2027.

 

No entanto, a proposta foi vetada integralmente pelo presidente Lula (PT). Com o veto, que ainda será analisado pelo Congresso, permanece o modelo atual e, caso não haja nova lei, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deverá redistribuir as vagas existentes entre os estados até outubro de 2025, conforme determinação do STF (Supremo Tribunal Federal).

 

Apesar da definição só vir ao final deste ano, Botelho afirmou que o União já está articulando para atrair novas lideranças ao partido com a intenção de formar a chapa estadual.

 

O partido hoje compõe uma federação com o Progressistas e tem tido dificuldades para trazer nomes para disputar a eleição por já ter políticos consolidados que tentarão a reeleição em 2026.

 

“Nós também estamos discutindo, estamos buscando. Vamos fazer mais uma rodada de conversas possivelmente no final de agosto para ver qual o tamanho que nós já estamos e os nomes que nós formos atrás para trazer para o partido”.

 

Veja:

 





FONTE